sábado, 1 de novembro de 2014

Brasil investe pouco em ciência e tecnologia

Recente matéria na Folha de São Paulo mostra que a ciência brasileira avançou consideravelmente nos últimos 20 anos no número de trabalhos científicos publicados. Porem, como veremos a seguir, os investimentos do país ainda estão muito aquém de outros países.

Para estudar o nível de investimentos do Brasil para o seu PIB (produto interno bruto), usei os dados do número de estudos publicados por diversos países em 2013 segundo a Folha, e o PIB de 2013 (já corrigido pela paridade de poder de compra) segundo dados do Banco Mundial.

A comparação é mostrada na figura a seguir, onde a linha representa o comportamento aproximado dos países desenvolvidos. Como podemos apreciar, o Brasil está bem abaixo dessa linha, ou seja, para o seu PIB o Brasil publica muito menos do que países desenvolvidos. Embora seja verdade que o Brasil tem melhorado nos últimos 20 anos, certamente o Brasil precisa investir muito mais em ciência e tecnologia para sair do subdesenvolvimento.

Número de trabalhos científicos publicados por diversos países em função do PIB (corrigido pela paridade de poder de compra), usando dados para o ano 2013 da Folha de São Paulo e Banco Mundial. (c) Jorge Meléndez. 
Podemos conferir que o Brasil de fato está investindo muito pouco usando dados do worldbank sobre a porcentagem do PIB que os países investem em ciência, como mostrado na Figura a seguir. O Brasil investe apenas 1,2% do seu PIB em ciência, enquanto que países desenvolvidos investem tipicamente 2-3% do seu PIB.

Investimento em ciência em porcentagem do PIB, usando dados do worldbank. Brasil somente investe em ciência 1,2% do seu PIB. (c) Jorge Meléndez
Segundo as comparações acima, o Brasil precisaria pelo menos duplicar o seu investimento em ciência e tecnologia para ter uma performance parecida à dos países desenvolvidos. Em Astronomia, o Brasil deveria se associar ao European Southern Observatory (ESO). Infelizmente alguns cientistas pensam pequeno e acham que o Brasil não deveria investir em grandes projetos de ciência e tecnologia. Precisamos de pessoas com visão, com coragem de investir pesado em C&T. Temos que pensar em grande, para um dia chegar a ser uma grande nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário