domingo, 12 de outubro de 2014

Populações estelares. I) Quantas estrelas tem a Via Láctea? Diferença entre população e amostra

Você já olhou para o céu e se perguntou quantas estrelas têm a Via Láctea? A população total de estrelas em nossa Galáxia é enorme (algumas poucas centenas de bilhões de estrelas). Devido ao seu grande numero não podemos contar nem estudar cada uma dessas estrelas. Os astrônomos devem selecionar pequenas amostras (centenas ou milhares de estrelas) para poder estudar a nossa Galáxia.

Imagem da Via Láctea. (c) ESO
Como selecionar uma amostra que seja representativa de uma população? Essa tarefa está longe de ser trivial; podem ser obtidas conclusões erradas se existir um viés nessa seleção. Um exemplo é a idade típica da população total de estrelas de nossa Galáxia. Como você não pode estudar cada uma das bilhões de estrelas da Galáxia, imagine que você decide selecionar uma amostra de 500 estrelas do halo da nossa Galáxia. Como as estrelas do halo são predominantemente velhas (uns 10 bilhões de anos), chegaríamos à conclusão (incorreta) de que as estrelas da Via Láctea são principalmente velhas.

Problemas com a seleção de amostras podem afetar diretamente a sua vida. Pense nas pesquisas de opinião para eleições, como a que estamos tendo para Presidente no Brasil. Obviamente não pode ser entrevistada a população total de eleitores no Brasil. As empresas de pesquisa têm que selecionar uma pequena amostra (da ordem de 2000 eleitores), que não é necessariamente representativa. De fato, os resultados do primeiro turno foram surpreendentes, com o candidato Aécio Neves obtendo muitos mais votos do esperado. Já estão circulando pesquisas de opinião para o segundo turno entre a Presidenta Dilma e o Aécio Neves. Veremos no dia 26 de outubro se essas pesquisas de opinião selecionaram amostras que de fato refletiam a população total de eleitores no Brasil.

Caso tenha mais interesse em amostras, populações, estatística e tratamento de erros, de uma olhada na minha aula sobre o tema no IAG/USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário